O FC Porto consolidou, esta sexta-feira, a liderança isolada da I Liga, graças ao categórico triunfo conquistado na deslocação ao Estádio dos Arcos, perante o Rio Ave, por 0-3, à 'boleia' dos golos assinados por Pablo Rosario, Samu Aghehowa e Gabri Veiga, aos 4, 13 e 52 minutos, respetivamente.
Feitas as contas, a formação azul e branca soma 18 pontos conquistados em 18 possíveis, e o adeptos já começam, inclusive, a pedir a pedir a conquista do título de campeões nacionais, que lhe escapa já desde a temporada de 2021/22. No entanto, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, Francesco Farioli fez questão de serenar os ânimos.
"Temos de trabalhar e manter este nível de entusiasmo nos adeptos, mas também não podemos ser estúpidos e considerarmo-nos melhores do que somos realmente. Depois do jogo com o Sporting, disse que era possível ver como tudo muda em dois meses... Os jogadores que cá estavam não eram assim tão maus, há dois meses, e não são os melhores, agora. Não podemos deixar baixar o nível. Houve algumas coisas de que não gostei", afirmou.
"É um começo bom, mas o passado é o passado. Temos de olhar para o futuro, a começar pela Liga Europa, pelo jogo com o Salzburgo. Depois, vamos estar novamente a trabalhar para o jogo com o Arouca, há novamente a Liga Europa e, depois, outro jogo [contra o Benfica]. Temos de olhar para a frente e não celebrar demasiado o que já fizemos. Temos, isso sim, de olhar para o que fizemos e para o que precisa de ser melhorado", prosseguiu.
"Fomos essa equipa durante dez ou 15 minutos, mas, depois, mostrámos pequenas coisas que, de fora, podem ser mais complicadas de ver. Eu não vi a equipa que quero ver durante os 90 minutos. Houve alguns momentos em que não estivemos ao nível que a Liga e os adversários exigem", completou.
Alan Varela não preocupa
O treinador italiano aproveitou, ainda, a ocasião de tranquilizar a massa associativa a propósito de Alan Varela, que saiu ao intervalo, após apresentar queixas físicas, para dar o lugar a Zaidu Sanusi: "Foi uma substituição por precaução. Levou um pontapé num dos gémeos. Creio que não é nada de preocupante".
"Vamos precisar de toda a gente, devido a algumas lesões que tivemos e agora vamos ter muitos jogos... Toda a gente vai ter um papel importante. Aprendemos a manter o nível elevado nas sessões de treino. Tenho de mencionar, também, alguns elementos da equipa B. Toda a gente está a remar na mesma direção, que é a correta", sublinhou.
O FC Porto vira, agora, todas as atenções para a entrada em cena na fase de liga da Liga Europa. O embate da primeira jornada, perante os austríacos do Salzburgo, (um adversário que nunca teve pela frente, em toda a história) está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, na Red Bull Arena.
Leia Também: Gabri Veiga fechou as contas do Rio Ave-FC Porto com um 'tiro' ao ângulo