Contratado para 'fazer esquecer' o argentino Martín Anselmi, que não resistiu a uma temporada aquém das expetativas, com um registo de dez vitórias, seis empates e cinco derrotas ao cabo de 21 partidas oficiais, Francesco Farioli não perdeu tempo e já 'pegou de estaca', no leme da equipa principal do FC Porto.
Os números não dão, de resto, qualquer tipo de margem para discussão. Com o treinador italiano ao leme, os dragões somaram seis vitórias ao cabo de seis jogos oficiais, com 15 golos marcados e apenas um sofrido (o triunfo conquistado sobre o Sporting, em pleno Estádio José Alvalade, por 1-2... fruto de uma infelicidade de Nehuén Pérez).
No entanto, os bons indicadores não se ficam por aqui. De acordo com dados tornados públicos, este sábado, pelo Observatório do Futebol (CIES), a formação azul e branca é, neste momento, aquela que mais "corridas de alta intensidade" efetua por jogo, isto é, "corridas com uma média de mais de 20 km/h por mais de um segundo".
Em média, os dragões efetuam 76,2 'sprints' desta natureza por jogador e por cada 90 minutos, o que os deixa no topo desta tabela, seguido de Bournemouth (76,1), Newcastle (74,6), Sint-Truidense (74,5), PSV (73,9), Slovan Liberec (73,2), Bayern Munique (72,5), Lille (72,2), Midtjylland (70,9) e Heerenveen (70,8).
Most high intensity runs (>20 km/h average for >1”) per player and 90', 2⃣2⃣ top division leagues as per exclusive @SkillCorner data #FCPorto's #FrancescoFarioli shows the way ️
— CIES Football Obs (@CIES_Football) September 20, 2025
🥇 #FCPorto 🇵🇹 76.2
🥈 #AFCBournemouth 76.1
🥉 #NUFC 74.6
More about #SkillCorner … pic.twitter.com/symvJC0efP
Correr muito não é correr bem, mas...
Se é verdade que correr muito nem sempre é sinónimo de correr bem, também o é que a estratégia imposta pelo ex-Ajax tem funcionado em cheio, visto que, neste momento, o clube da Cidade Invicta lidera a I Liga (a única competição que disputou, até ao momento, na temporada de 2025/26) de forma isolada, com 18 pontos conquistados em 18 possíveis.
Atrás, encontram-se Sporting e Moreirense, com 12 pontos cada. Curiosamente, o FC Porto poderá ganhar pontos a um destes adversários (ou até mesmo aos dois), já na presente sexta jornada, uma vez que ambos têm encontro marcado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, no Estádio José Alvalade.
Segue-se a Liga Europa
A época 'imaculada' do FC Porto será colocada à prova na próxima quinta-feira, pelas 20h00, quando entrar em cena na fase de liga da Liga Europa, perante o Salzburgo, na Red Bull Arena, na Áustria, naquele que será o seu primeiro desafio internacional desde a chegada de Francesco Farioli.
Na segunda maior competição europeia de clubes, recorde-se, os dragões terão, ainda, pela frente Estrela Vermelha (a 2 de outubro, no Dragão), Nottingham Forest (a 23 de outubro, no City Ground), Utrecth (a 6 de novembro, no Stadion Galgenwaard), Nice (a 27 de novembro, no Dragão), Malmo (a 11 de dezembro, no Dragão), Viktoria Plzen (a 22 de janeiro, na Doosan Arena) e, finalmente, Rangers (a 29 de janeiro, no Dragão).
Leia Também: Gabri Veiga encontrou inspiração para brilhar (finalmente) pelo FC Porto