A UEFA tornou público, ao final da manhã deste sábado, o calendário da fase de liga da temporada de 2025/26 da Liga dos Campeões de futebol feminino, na qual, recorde-se, o Benfica será o único representante do futebol português.
A caminhada das encarnadas terá início pelas 17h45 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 7 de outubro, perante a Juventus, na cidade italiana de Turim. Seguir-se-á uma dupla jornada em Portugal, onde terão pela frente Arsenal (às 20h00 de 16 de outubro) e Twente (às 20h00 de 12 de novembro).
Apenas uma semana depois, às 20h00 de 19 de novembro, a equipa orientada por Ivan Baptista desloca-se a França, para se encontrar com o Paris FC. Já o duelo mais aguardado, terá lugar às 17h45 de 10 de dezembro, perante o Barcelona, na Catalunha.
As contas do clube da Luz naquela que é a maior competição europeia de clubes está marcada para as 20h00 de 17 de dezembro, ante o Paris Saint-Germain. Resta, agora, perceber ao certo se os jogos irão realizar-se no Seixal ou no Estádio da Luz.
O formato da prova
A fase de liga da Liga dos Campeões de futebol feminino, recorde-se, conta com um total de 18 equipas, isto é, metade daquelas que competem na mesma fase da vertente feminina, pelo que apenas as quatro primeiras classificadas se apuram, diretamente, para os quartos de final.
Os emblemas que terminarem entre os quinto e 12.º lugares serão remetidos para um playoff, ao passo que os restantes, que se ficarem entre as 13.ª e 18.ª posições, serão, automaticamente, excluídas das competições europeias.
A fase de liga irá realizar-se entre 7 de outubro e 17 de novembro de 2025, os playoffs entre 11 e 19 de fevereiro de 2026, os quartos de final entre 24 de março e 2 de abril, as meias finais entre 25 de abril e 3 de maio, e a final a 22, 23 ou 24 de maio, no Ullevaal Stadion, na capital norueguesa de Oslo.
O reencontro com Kika Nazareth
O Benfica vai medir forças com o Arsenal, campeão europeu em título, mas o encontro mais aguardado desta campanha na Liga dos Campeões irá realizar-se a 10 de dezembro, perante o Barcelona, que marcará o reencontro com Kika Nazareth.
A internacional portuguesa de apenas 22 anos de idade mudou-se para Camp Nou no verão de 2024, após uma estadia de seis anos, na Luz, a troco de uma verba na ordem dos 500 mil euros, e não demorou a conquistar o seu espaço.
Na primeira temporada ao serviço do conjunto blaugrana, somou seis golos e nove assistências ao cabo de 29 jogos oficiais, antes de ser travada por uma grave lesão. Ainda assim, recusou 'atirar a toalha ao chão'. Recuperou e, esta época, já marcou um golo e deu outros três a marcar, em três jogos.
Sporting ficou pelo caminho
Ao contrário do Benfica, que se apurou diretamente, na qualidade de campeão português, o Sporting iniciou a caminhada na Liga dos Campeões de futebol feminino na terceira pré-eliminatória, onde acabou por ser eliminado pela AS Roma.
As leoas surpreenderam tudo e todos, ao conquistar, em Itália, um triunfo, por 1-2, à 'boleia' dos golos da autoria de Carolina Santiago e Telma Encarnação, já nos descontos. No entanto, na segunda mão, disputada no Estádio Municipal de Rio Maior, perderam, por 0-2, pelo que ficaram pelo caminho.
Leia Também: Sporting com Rosengard e Sporting de Braga com Anderlecht na Taça Europa