Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Polémica estalou: Miguel Oliveira perdeu o Mundial ilegalmente?

Piloto português disputou a prova de Moto3 até à última volta e diretor da KTM vem acusar a Honda de ter feito batota, antiga equipa de Danny Kent.

Polémica estalou: Miguel Oliveira perdeu o Mundial ilegalmente?
Notícias ao Minuto

23:51 - 23/02/16 por Paulo Rocha

Desporto Moto3

A época ainda não começou na Moto3, mas a polémica já rebentou. O diretor da KTM, a antiga equipa do português Miguel Oliveira, acusa a Honda de ter feito batota ao exceder o limite dos de 13.500 rpm nos seus motores.

“Sim, é um facto que a Honda ultrapassou os limites. Quando alguns pilotos de Moto3, que este ano mudaram da Honda para a KTM, subiram para a nossa moto pela primeira vez, queixaram-se que o nosso limitador se mostra inflexível ao chegar às 13.500 rpm”, afirmou Pit Beirer, dá conta o Autoportal.

“Estudámos detalhadamente a telemetria da Honda e vimos que repetidamente, em quinta e em sexta, em reta, podem alcançar as 13.600 rpm. Alguns pilotos sugeriram-nos copiar este sistema mas isso seria enganar os outros, seria um absurdo. Se existe um limite de rotações deve ser respeitado”, contou depois.

A KTM refere-se à temporada passada, altura em que o piloto de Almada protagonizou uma luta acesa com Danny Kent, que durou até à última volta.

“Toda a gente se lembra das lutas nas longas retas do mundial de Moto3, em que muitas vezes nos perguntávamos o que estávamos a fazer mal, ao vermos as Honda a ultrapassar as nossas KTM. Com uma máquina como é uma Moto3, 100 rpm a mais pode ser útil. Num campeonato como é o de Moto3, em que no passado ficámos com 254 pontos, contra os 260 da Honda, então qualquer mínima coisa pode ser crucial”.

Pit Beirer diz que a equipa já expôs a situação ao responsável técnico do mundial da modalidade, Corrado Cecchinello.

“Estamos à espera de uma resposta desde a passada quarta-feira. Estou desiludido por, numa semana inteira, não saber nada deles”, concluiu, recordando a época transata e deixando no ar a dúvida acerca do facto de Miguel Oliveira ter perdido o Mundial para Danny Kent de forma injusta. O britânico agora é seu colega de equipa na Leopard Racing.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório