Sindicato tem reservas sobre 'plano B' do Governo
O Sindicato dos Quadro Técnicos do Estado (STE) considera que o que está em causa nas propostas do Governo, em relação à Função Pública, é o desemprego. Em declarações à TSF, a vice-presidente da plataforma sindical afirmou ter muitas reservas quanto ao ‘plano B’ do Governo sobre a requalificação, que foi hoje aprovado em conselho de Ministros.
© Lusa
Economia Requalificação
Existem ainda muitas reservas nas alterações que o Executivo fez, e aprovou hoje, à proposta original da mobilidade, que o Tribunal constitucional chumbou. Quem o diz é Helena Rodrigues do STE.
Sobre a convergência do sistema de pensões entre o sector público e o privado, aprovada hoje, Helena Rodrigues afirma que a medida se trata de “uma mentira” e garante que o debate vai continuar na Assembleia da República.
“O Governo convive mal com aquilo que têm sido as decisões do Tribunal Constitucional. O que está em causa não é a requalificação, não é a convergência de pensões, mas sim dizer a um grupo determinado de cidadãos, os trabalhadores da administração pública, que não há dinheiro, e que este é preciso”, defende a vice-presidente do STE à TSF, acrescentando que o que está em causa é o desemprego.
O STE, assim como a Fesap e a Frente Comum, estarão ainda hoje reunidos com o Governo para rever o diploma sobre a requalificação, também aprovado esta manhã em sede de Conselho de Ministros.
Os encontros informais foram marcados pelo secretário de Estado da Administração Pública, que foi quem apresentou as novas medidas na conferência após a reunião do Governo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com