Dona da Zara vendeu, pela primeira vez, 12 mil milhões num 1.º semestre
A gigante espanhola tem agora as vendas online como uma prioridade, tal como já tinha anunciado.
© REUTERS
Economia Faturas
A Inditex continua a mostrar força. Nos primeiros seis meses do ano, a gigante têxtil registou vendas de 12 mil milhões de euros, um crescimento de 3% ainda assim penalizado pela apreciação do euro.
De acordo com o jornal espanhol CincoDías, sem o efeito cambial, o crescimento da firma ter-se-ia traduzido numa taxa de 8%. Esta evolução das vendas levou a dona da Zara a registar lucros de 1.409 milhões de euros.
No final do trimestre, o grupo detinha 7.422 lojas em 96 mercados, sendo que em 49 já tem integradas as vendas online.
O presidente da Inditex, Pablo Isla, destacou na informação divulgada ao mercado "a solidez de todas as alíneas das contas de resultados, como consequência da singularidade e do vigor do modelo de negócio integrado e sustentável integrado".
Em Portugal, o grupo Inditex tinha, em janeiro último, 6.859 pessoas empregadas, a maior parte delas a trabalhar nas suas 342 lojas com as marcas de Zara (70), Zara Kids (16), Pull&Bear (51), Massimo Dutti(42), Bershka (49), Stradivarius (44), Oysho (36), Zara Home (28) e Uterque (6).
A Inditex mantém a sua previsão de investir 1.500 milhões de euros em todo o mundo durante o corrente exercício (fevereiro de 2018 a janeiro de 2019).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com