Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Estado deixa 346,9 milhões de euros cativos em 2018

As cativações fixaram-se em 346,9 milhões de euros no final de dezembro, segundo a síntese de execução orçamental, divulgada hoje pela DGO, depois dos 773,7 milhões de euros de cativos registados em setembro.

Estado deixa 346,9 milhões de euros cativos em 2018
Notícias ao Minuto

20:37 - 26/02/19 por Lusa

Economia OE2018

"Em dezembro, uma vez apurados os cativos totais sobre o orçamento da despesa de 2018, cifraram-se em 346,9 milhões de euros", lê-se na síntese divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

A DGO adianta que, deste total, menos de um terço corresponde a cativos de receitas gerais, no valor de 102,1 milhões de euros, "representando respetivamente 0,4% e 0,1% do orçamento da Administração Central e da Segurança Social".

Os dados anteriores relativos às cativações, divulgados em novembro, tinham mostrado que, até ao final de setembro, as cativações fixavam-se em 773,7 milhões de euros.

Segundo o documento da DGO, hoje divulgado, em dezembro estavam ainda inscritos 139,1 milhões de euros na reserva orçamental "distribuída pelos Programas Orçamentais para fazer face a eventuais necessidades de cada programa".

A DGO explica que, "tal como nos anos anteriores, estão isentas de cativações diversas dotações de despesa, bem como os orçamentos do Serviço Nacional de Saúde, Escolas e Instituições de Ensino Superior".

Os cativos são um instrumento de gestão orçamental utilizado em todos os orçamentos, destinados a "assegurar a existência de dotações orçamentais adequadas para satisfazer as despesas necessárias das entidades ao longo do ano e simultaneamente o cumprimento dos limites máximos de despesa autorizados anualmente pela Assembleia da República".

A DGO explica também que "a aplicação de cativos procura essencialmente controlar a dinâmica de crescimento da despesa, e não a sua redução, o que é visível no crescimento de 4,5% da despesa até dezembro das Administrações Públicas".

O Orçamento do Estado para 2018 definiu que o Governo passasse a divulgar informação detalhada sobre a utilização de cativações, numa publicação trimestral até que entre em vigor a nova Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), passando depois a ser feita mensalmente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório