Endividamento da economia aumentou para 723 mil milhões em fevereiro
Em fevereiro de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 723,0 mil milhões de euros, dos quais 322,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 400,6 mil milhões de euros ao setor privado.
© iStock
Economia BdP
O endividamento da economia continua a crescer. Em fevereiro aumentou para 723 mil milhões, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). A maioria, sublinhe-se, dizia respeito ao setor privado.
"Relativamente a janeiro de 2019, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros. Este aumento resultou do incremento de 0,9 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,8 mil milhões de euros no endividamento do setor privado", pode ler-se no relatório do supervisor.
Do montante total registado naquele mês, a maior parte dizia respeito ao setor privado, ainda segundo o BdP. "O endividamento do setor não financeiro situava-se em 723,0 mil milhões de euros, dos quais 322,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 400,6 mil milhões de euros ao setor privado."
No caso do setor público, a subida do endividamento resultou, sobretudo, "do aumento do endividamento face ao setor não residente em 1,1 mil milhões de euros, parcialmente compensado pela diminuição do financiamento concedido pelas empresas e pelas próprias administrações públicas".
Já no caso do setor privado, "observou-se, no essencial, um acréscimo do endividamento das empresas face ao exterior e ao setor financeiro em 0,6 e 0,2 mil milhões de euros, respetivamente", refere o BdP.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com