Eletrodomésticos vão ter nova etiqueta energética. Conheça-a aqui
A partir de novembro os eletrodomésticos vão ter uma nova etiqueta energética, de modo a facilitar a identificação dos mais eficientes.
© iStock
Economia Eletrodomésticos
A partir de novembro os eletrodomésticos vão ter uma nova etiqueta energética, que permitirá diferenciar de forma mais simples a eficiência energética, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
"A afixação desta nova etiqueta energética passará a ser obrigatória no dia 1 de março de 2021 para os televisores, frigoríficos e arcas congeladoras, máquinas de lavar loiça, de lavar roupa e de lavar e secar roupa. Mas os novos produtos lançados a partir de novembro de 2020 já deverão incluir, no interior da embalagem, a nova etiqueta, além da antiga. Numa fase posterior, em setembro de 2021, será a vez das lâmpadas LED e, só mais tarde, outros equipamentos se seguirão", refere a DECO, em comunicado.
Ao que indica a associação, a nova etiqueta vai incluir uma escala "mais simples" de A (mais eficiente) a G (menos eficiente), tornando-se assim "mais fácil escolher eletrodomésticos eficientes e poupados".
Etiqueta antiga e etiqueta nova. © DECO
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com