Fundo Ambiental executou 99,9% das verbas em 2020
Fundo Ambiental comparticipou, em 2020, com cerca de quatro milhões de euros a aquisição de 1.428 veículos ligeiros, 1.036 bicicletas, motociclos, ciclomotores elétricos e bicicletas de carga. O Governo estima que o reforço da verba do FA para o programa 'Edifícios + Sustentáveis' seja de quatro milhões de euros.
© shutterstock
Economia Fundo Ambiental
A execução do Fundo Ambiental (FA) atingiu 569,8 milhões de euros em 2020, "representando o maior valor aplicado em matéria de ambiente, em termos absolutos e relativos", refere o Ministério do Ambiente, esta quinta-feira. O FA executou a maior percentagem das verbas disponíveis, atingindo os 99,9%.
Em comunicado enviado às redações, a tutela nota que este valor significa um crescimento de 47%, face aos 387,6 milhões de euros executados em 2019.
Em 2020, a rubrica 'Apoios Tarifários' foi aquela em que foi alocada a maior verba do FA, à semelhança de 2019, com uma dotação de cerca de 422,7 milhões de euros
"Incluem-se aqui o Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e o PROTransP, programas de incentivo à utilização de transportes públicos, com apoios na ordem dos 247,6 milhões de euros", detalha o gabinete do ministro Matos Fernandes.
Relativamente à mobilidade, o FA continuou a apoiar a aquisição de veículos de baixas emissões (VBE), tendo comparticipado com cerca de quatro milhões de euros a aquisição de 1.428 veículos ligeiros, 1.036 bicicletas, motociclos, ciclomotores elétricos e bicicletas de carga.
'Edifícios + Sustentáveis' reforçado com quatro milhões
O Governo estima que o reforço da verba do FA para o programa 'Edifícios + Sustentáveis' seja de quatro milhões de euros.
O programa em questão recebeu 6.996 candidaturas e foi concluído em 31 de dezembro por esgotamento da verba. Daquelas candidaturas, o ministério dá conta de terem já sido pagas 890 foram pagas, em 2020, correspondendo a 1,75 milhões de euros.
Leia Também: Ministro ouvido hoje no parlamento sobre venda de seis barragens da EDP
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com