5G. "Estamos prontos como já o demonstrámos há dois anos"
A Altice Portugal afirma que está preparada para o 5G "há dois anos" e aponta que a "inatividade desta tecnologia de rede" neste momento se deve à "inaptidão e inabilidade do regulador", disse hoje fonte oficial.
© Altice
Economia Altice Portugal
"Há cerca de dois anos que a Altice Portugal tem vindo a demonstrar toda a sua capacidade na disponibilização da nova tecnologia de rede 5G", pelo que desde essa altura que "os nossos clientes e o país poderiam estar a beneficiar da mais inovadora tecnologia da Altice Portugal em 5G", refere a mesma fonte.
"Não só estamos prontos como já o demonstrámos há dois anos a esta parte", salienta a dona da Meo.
A Altice Portugal cita exemplos como a "primeira demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G (2018), a primeira transmissão televisiva em Portugal com rede 5G, em ambiente real, em parceria com a RTP (2019)", como ainda a demonstração na Altice Labs em Aveiro "da aplicabilidade desta tecnologia às operações de socorro".
A dona da Meo refere que "já no início deste ano [...] foi o primeiro operador a lançar uma oferta comercial disponível para todos os clientes que queiram aderir ao 5G, com o serviço a ter início na data de lançamento comercial da tecnologia na rede Meo".
A licitação principal do leilão 5G dura há mais de sete meses (arrancou em 14 de janeiro), atingindo hoje o 154.º dia, e, atualmente, nos países da União Europeia, só Portugal e a Lituânia não têm ofertas comerciais 5G.
"A inatividade desta tecnologia de rede, por consequência da inaptidão e inabilidade do regulador, a todos prejudica e deixa o país numa situação de absoluta vergonha perante os restantes 'players' europeus quando nos processos anteriores sempre liderámos", remata a Altice Portugal.
Leia Também: 5G: Altice "opõe-se veementemente" à nova alteração de regras
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com