GM sobe lucro 56% em 2021 por escassez de carros e aumento dos preços
A escassez de viaturas, resultante da indisponibilidade de 'chips' de computadores, aumentou os seus preços respetivos, o que ajudou a General Motors a subir os seus lucros em 56% no ano passado.
© General Motors
Economia Negócio
O fabricante automóvel, instalado em Detroit, anunciou hoje que lucrou 10,02 mil milhões de dólares (8,89 mil milhões de euros) em 2021. Para o ano curso, divulgou previsões de lucros entre 9,4 mil milhões e 10,8 mil milhões de dólares.
A faturação foi de 127 mil milhões de dólares.
As vendas da GM no seu mercado mais lucrativo, os EUA, contudo, caiam 13% em termos anuais, tendo perdido a posição de fabricante mais vendido, em benefício da Toyota, pela primeira vez, e visto a sua quota de mercado cair em três pontos percentuais para 14,6%.
Mas o preço de venda médio das suas viaturas subiu 20% no quarto trimestre em relação ao período homólogo, para cerca de 54 mil dólares, segundo o sítio Edmunds.com.
Quase todos os fabricantes automóveis foram forçados a reduzir a produção, devido à escassez generalizada de semicondutores, deixando poucos veículos novos nos locais de vendas.
Leia Também: General Motors quer começar a vender carros autónomos em 2025
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com