China prevê crescer 5,5% este ano
A China estabeleceu uma meta de crescimento para este ano de cerca de 5,5%, disse hoje o primeiro-ministro, Li Keqiang, na abertura da sessão anual da Assembleia Nacional Popular.
© iStock
Economia Assembleia
A segunda maior economia do mundo cresceu 8,1% em 2021 graças a uma recuperação das exportações e a uma base comparativa baixa, devido à pandemia da covid-19.
O objetivo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 é uma das mais baixas taxas de crescimento em décadas, e faz parte da tendência de abrandamento que a economia chinesa enfrenta.
Na avaliação anual do trabalho do Governo, Li advertiu que os riscos e desafios enfrentados pela economia chinesa estão "a aumentar acentuadamente", mas expressou confiança de que a economia "será capaz de resistir à pressão descendente, avançar a um ritmo constante e ir longe".
Li anunciou também um objetivo de défice fiscal de cerca de 2,8%, abaixo do objetivo do ano passado de 3,2%.
O primeiro-ministro chinês adiantou que as autoridades esperam conter a inflação em cerca de 3% e criar 11 milhões de empregos em áreas urbanas para manter a taxa de desemprego nessas zonas abaixo dos 5,5%.
Leia Também: China "seriamente preocupada" com a segurança das instalações nucleares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com