Espanhola Aena vence leilão de aeroporto no Brasil
A gestora aeroportuária espanhola Aena recebeu hoje a concessão para operar 11 aeroportos no Brasil, incluindo Congonhas, em São Paulo, o segundo com maior tráfego aéreo do país, com 10 milhões de passageiros por ano.
© Shutterstock
Economia Negócio
A Aena, a única empresa a apresentar uma proposta para essas concessões, ofereceu 2,4 mil milhões de reais (cerca de 460 milhões de euros) pelas licenças de operação de 30 anos.
Esse valor é 231% superior ao mínimo exigido pelo Governo brasileiro (740,1 milhões de reais ou 143 milhões de euros).
A Aena, como vencedora do leilão, também prometeu fazer investimentos nos aeroportos, no valor de 5,8 milhões de reais (cerca de mil milhões de euros).
Congonhas, o aeroporto de São Paulo para voos domésticos, é a "joia da coroa" do leilão, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Os outros dez aeroportos são Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, localizados no estado de Mato Grosso do Sul, Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará, e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, no estado de Minas Gerais.
A Aena, com operações em vários países, já administra outros seis aeroportos no Brasil, incluindo Recife, um dos cinco mais movimentados do país, além de Maceió, Aracajú e João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte.
De acordo com o seu último balanço, esses seis aeroportos da região nordeste do país movimentaram 11,8 milhões de passageiros em 2021, com um aumento de 52,2% face a 2020, apesar do qual acumulou perdas de 60,04 milhões de euros, metade dos 126,78 milhões deixados em 2020.
Em julho passado, a gestora espanhola anunciou que faria investimentos de 1,4 mil milhões de reais (cerca de 268 milhões de euros) para a reforma dos seus seis aeroportos brasileiros.
Como operadora agora de 17 aeroportos, incluindo Congonhas, a Aena posiciona-se como uma das principais gestoras de terminais aéreos do país, superando em trânsito até o grupo brasileiro CCR, que no ano passado conquistou 16 aeroportos nu, outro leilão de concessão.
No leilão desta terça-feira também foi realizada a concessão de outros dois blocos aeroportuários, em que prevaleceram os grupos brasileiros.
Leia Também: Amostras de pinturas de antigos Ferrari custam mais do que alguns carros
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com