Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Consumo de cimento sobe 2,1% até agosto

O consumo de cimento aumentou 2,1%, nos primeiros oito meses do ano, face a igual período do ano passado, segundo dados da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) hoje divulgados.

Consumo de cimento sobe 2,1% até agosto
Notícias ao Minuto

12:49 - 10/10/22 por Lusa

Economia Cimento

"[...] Relativamente ao consumo de cimento no mercado nacional, verifica-se, nos primeiros oito meses do ano, um crescimento de 2,1%, face ao montante apurado em igual período do ano passado", indicou, em comunicado, a associação.

No segundo trimestre, o índice de preços da habitação, que é apurado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), avançou 13,2%, mais 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

Por sua vez, o número de transações de alojamentos fixou-se em 43.607, uma subida homóloga de 4,5%.

O valor de transações de alojamentos familiares, no período em causa, situou-se em 8.288 milhões de euros, com uma progressão de 19,5%, em comparação com o mesmo trimestre de 2021.

Já a área licenciada para a habitação e para os edifícios não residenciais cresceu, até julho, 1% e 2,5%, respetivamente.

Neste período, o número de fogos licenciados em construções novas somou 3,2%.

"Quanto ao montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras nos primeiros sete meses de 2022, verifica-se uma subida de 13,4% face ao montante registado no período homólogo do ano transato, atingindo-se os 9.718 milhões de euros", lê-se no documento.

No sentido inverso, até agosto, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas cedeu 18,2%, enquanto o volume de contratos celebrados e registado no Portal Base teve uma variação homóloga comparável de 40,1%.

Leia Também: Aquecimento global com impacto em arbustos e pastagens da serra da Estrela

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório