Comprar produtos embalados em plástico? Maioria assume sentir 'culpa'
Comparando as faixas etárias, observa-se que os mais velhos, dos 65 aos 74 anos, tendem a sentir menor impacto em relação aos seus comportamentos de consumo.
© iStock
Economia Sustentabilidade
Mais de metade dos portugueses (85%) assumem um sentimento de culpa ao comprar produtos embalados em plástico, de acordo com o estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022, divulgado esta quinta-feira.
De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, este sentimento também se verifica quando consomem carne (76%) ou quando compram roupa nova (76%), por exemplo.
"A crescente consciência ambiental afetou o grau de conforto que os portugueses têm com o seu comportamento enquanto consumidores", pode ler-se na mesma nota.
Comparando as faixas etárias, observa-se que os mais velhos, dos 65 aos 74 anos, tendem a sentir menor impacto em relação aos seus comportamentos de consumo.
"Contudo, existem outros grupos etários que aparentam sentir maior impacto quando fazem opções específicas. É o caso dos inquiridos, dos 18 aos 24 anos, quando compram produtosonline (69%) e dos que têm entre, 25 e os 34 anos, quando compram um telemóvel novo quando ainda têm um a funcionar (68%) ou quando comemfast food (75%). Os entrevistados, dos 34 anos 44 anos, admitem sentirem-se mais desconfortáveis quando dirigem um carro adiesel ou gasolina (83%). Já os dos 45 aos 55 anos, quando utilizam o carro em viagens em que podem optar por transportes coletivos ou viajar de bicicleta (69%)", pode ler-se.
Analisando por regiões, o estudo conclui que os inquiridos que residem nas regiões Centro (91%) e Norte (90%) sentem-se assim com maior frequência quando compram produtos embalados em plástico, em comparação com os residentes do Sul.
O mesmo acontece no que respeita a consumir carne e a adquirir roupas novas (89% residentes de Norte e Centro respetivamente – 67% residentes do Sul).
Leia Também: Exercício e suplementação proteica dão maior qualidade de vida a idosos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com