Câmara do Porto compra seis fogos para arrendamento acessível
A Câmara Municipal do Porto adquiriu seis habitações de um prédio devoluto na freguesia de Ramalde para, através da sua reabilitação, reforçar a oferta de arrendamento acessível, prevendo-se que os fogos estejam prontos no último trimestre do ano.
© iStock
Economia arrendamento acessível
Em comunicado, a autarquia esclarece hoje que vai avançar com a reabilitação de seis habitações, localizadas num prédio na Rua Central de Francos e que possuem garagem e áreas que rondam os 100 metros quadrados.
"O objetivo é colocar os fogos prontos a habitar até ao último trimestre deste ano em regime de arrendamento acessível", acrescenta.
A aquisição do imóvel representa um investimento municipal de 1,8 milhões de euros, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
Até 2026, a empresa municipal Porto Vivo, SRU, vai promover a reabilitação de 146 casas e disponibilizá-las para arrendamento acessível, "com rendas, pelo menos, 20% inferiores aos valores praticados no mercado".
Segundo a Câmara do Porto, no âmbito do arrendamento acessível, a empresa vai continuar a promover o programa Porto com Sentido, que neste 19.º concurso vai sortear 15 casas de tipologia t0 a t3.
"Desde a municipalização da Porto Vivo, SRU, são 180 as habitações inseridas no mercado de arrendamento acessível, 15 das quais disponibilizadas nesta edição do concurso, com áreas privativas a variar entre os 27 e 109 metros quadrados", lê-se na página oficial da Câmara do Porto.
Leia Também: Relançado concurso para recuperação do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com