Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Grupo Trofa Saúde vai investir 50 milhões num novo hospital em Penafiel

O grupo Trofa Saúde anunciou hoje que vai investir 50 milhões de euros na construção de um hospital privado em Penafiel, que vai abrir em maio de 2025.

Grupo Trofa Saúde vai investir 50 milhões num novo hospital em Penafiel
Notícias ao Minuto

17:02 - 27/02/23 por Lusa

Economia Trofa

Segundo o investidor, a futura unidade hospitalar deverá criar 120 postos de trabalho diretos e envolver cerca de 300 prestadores de serviços na área da saúde.

O anúncio aconteceu numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho de Penafiel, no distrito do Porto, com a presença dos autarcas locais e representantes da administração do grupo privado de saúde.

Nesse momento, foi celebrado o contrato de investimento entre o município e o investidor.

O futuro equipamento, a construir de raiz, situar-se-á nas proximidades do Hospital Padre Américo, na freguesia de Guilhufe, e contará com Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e internamento.

Radiologia, bloco operatório, ambulatório, análises clínicas, medicina dentária e fisioterapia serão algumas das futuras especialidades equipadas com "tecnologias de ponta", como foi destacado pelos promotores.

O presidente da entidade privada, António Vilanova, assinalou que o novo hospital constituirá "um momento importante", pelo montante de investimento que representa, e consolidará a estratégia de crescimento do grupo, que disse ser atualmente o maior no Norte do país, onde já conta com 18 hospitais e mais de 7.000 colaboradores.

Assinalou, ainda, que a opção por Penafiel decorre do facto de ser a "cidade líder" de uma região, como o Tâmega e Sousa, com um elevado número de habitantes (cerca de meio milhão) e onde o grupo não tem ainda qualquer unidade hospitalar.

O presidente da câmara, Antonino de Sousa, assinalou a importância do momento, por significar um dos maiores investimentos de sempre no concelho, por acentuar a centralidade de Penafiel no contexto do Tâmega e Sousa e por reforçar o acesso à saúde no concelho e na região.

De acordo com dados hoje revelados, o futuro hospital privado prevê faturar cerca de 20 milhões de euros por ano.

Leia Também: Câmara do Porto compra seis fogos para arrendamento acessível

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório