Lucros da Repsol caem 20% no primeiro trimestre para 1.112 milhões
A petrolífera espanhola teve lucros de 1.112 milhões de euros entre janeiro e março, menos 20,1% do que no mesmo período de 2022, revelou hoje a empresa.
© Reuters
Economia repsol
Esta diminuição de lucros da Repsol, que está presente em Portugal, coincidiu com uma diminuição média dos preços dos hidrocarbonetos (derivados do petróleo) de 20% comparando com o primeiro trimestre do ano passado.
A Repsol teve em 2022 lucros de 4.251 milhões de euros, um aumento de 70,1% comparando com os de 2021, que atribuiu, precisamente, ao aumento dos hidrocarbonetos.
Num comunicado divulgado hoje, a empresa sublinha que todas as áreas de negócio tiveram resultados positivos no primeiro trimestre deste ano, apesar do impacto da diminuição dos preços do crude na área de "exploração e produção".
A Repsol destaca ainda o valor dos investimentos que fez entre janeiro e março, 1.726 milhões de euros, centrados sobretudo em Espanha e nos Estados Unidos.
A empresa prevê fazer investimentos recorde este ano de 5.000 milhões de euros, 35% dos quais em projetos de baixas emissões poluentes, no âmbito de um processo de transformação e descarbonização e com o objetivo de aumentar o "perfil multienergético".
Leia Também: Combustíveis 100% renováveis vão ser testados em Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com