Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Argentina quer investir mais em Angola e 'traz' mais de 20 empresas

A Argentina quer reforçar o investimento e trocas comerciais com Angola iniciando hoje uma missão empresarial com 22 empresas de diversos setores para contactar e estabelecer parcerias com angolanos.

Argentina quer investir mais em Angola e 'traz' mais de 20 empresas
Notícias ao Minuto

14:40 - 22/06/23 por Lusa

Economia Investimento

Ramiro Ordoqui, subsecretário para as Negociações Económicas Multilaterais e Bilaterais da Argentina disse à Lusa que esta é uma "missão histórica", com mais de 22 empresários de "setores estratégicos" identificados na relação bilateral, nomeadamente agricultura, alimentação energia, veterinária, indústria farmacêutica e serviços.

Em Angola, estão já implantadas duas empresas argentinas: uma fábrica de produção de bolachas e uma empresa de serviços associados ao setor do petróleo

O responsável argentino destacou que esta á uma das missões comerciais que despertaram mais interesse entre os empresários argentinos, sublinhando que as trocas comerciais atingem cerca de 200 milhões de dólares anuais em média, ainda aquém do seu potencial.

"O investimento é a finalização de um processo. Nós temos duas empresas que têm investimento aqui em Angola, mas temos muitas outras que fazem transações comerciais, podem começar com importações e exportações e depois fazer os investimentos", acrescentou.

O presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Lello Francisco, enfatizou a importância da missão com empresários que atuam nos setores considerados prioritários para o governo angolano o que considerou uma "expressão de interesse crescente dos empresários argentinos pelo mercado angolano"

Salientou que a Argentina é a terceira economia da América do Sul, dotada de um setor empresarial dinâmico com alto grau de internacionalização e que poderá ter um papel importante na diversificação económica pretendida pelo governo angolano.

No entanto, a presença argentina é "ainda pouco expressiva", notou, realçando que é também importante que empresários angolanos estabeleçam parcerias estratégicas com outros países.

Leia Também: Praça onde morreu o imperador Júlio César, em Roma, abrirá ao público

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório