FEI e BCP assinam acordo de 405 milhões para PME portuguesas
O Fundo de Investimento Europeu e o Millennium BCP assinaram um acordo de 405 milhões euros para apoiar PME apoiado pelo InvestEU, com o objetivo de incentivar a sustentabilidade, inovação e digitalização.
© iStock
Economia Negócio
Em comunicado, a Comissão Europeia anunciou a assinatura deste acordo e explicou que os projetos elegíveis "beneficiarão de financiamento para a sua sustentabilidade, inovação e digitalização, empreendedorismo social e microfinanças, os setores cultural e criativo, competências e educação, e competitividade".
As linhas de créditos facilitarão o acesso a financiamento de pequenas e médias empresas (PME).
"Os empréstimos beneficiarão de uma garantia do Fundo de Investimento Europeu entre 50% e 80% e terão uma duração máxima de 12 anos. O valor total de cada empréstimo varia de acordo com a área e pode chegar até 7,5 milhões de euros", acrescenta a Comissão na nota divulgada.
A operação é toda apoiada pelo programa InvestEU e tem como propósito mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimento adicional na União Europeia (UE) entre 2021 e 2027.
Citado no comunicado, o comissário para a Economia, Paolo Gentiloni, referiu que este programa tem um "papel crucial" no apoio às PME por toda a UE.
"Estou encantado por saber que, com este novo acordo, mais pequenas empresas em Portugal terão capacidade para desbloquear os fundos necessários para singrar e atingir o seu potencial", completou.
Leia Também: Cinco dicas para gerir o salário de forma "sustentável"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com