52 semanas, 1.378€: Um truque para conhecer neste Dia Mundial da Poupança
Há algumas estratégias que podem ajudar a poupar algum dinheiro, mas aqui apresentamos-lhe o desafio das 52 semanas - já ouviu falar?
© Shutterstock
Economia Poupança
Assinala-se esta terça-feira o Dia Mundial da Poupança e, num contexto do aumento do custo de vida e de dificuldades financeiras, este pode ser um verdadeiro desafio para muitas famílias. Há algumas estratégias que podem ajudar, mas aqui apresentamos-lhe o desafio das 52 semanas - já ouviu falar?
Na prática, trata-se de uma "estratégia para poupar dinheiro todas as semanas, durante um ano, de forma simples e divertida, como se fosse um jogo", de acordo com o blog Salto do Santander.
Como funciona?
"Um ano tem 52 semanas e o objetivo é ir aumentando em um euro o valor que poupa todas as semanas. Na primeira semana começa por poupar um euro, na seguinte aumenta para dois euros, na terceira passa para três euros e assim consecutivamente, até que na 52.ª e última semana do desafio, poupa 52 euros", pode ler-se no mesmo site.
Ora, "se mantiver o ritmo, quando chegar ao final terá conseguido colocar de lado 1 378 euros quase sem se dar conta".
Vale recordar, contudo, que "poupar um euro na primeira semana ou dois na segunda semana é simples e pode estar ao alcance de qualquer pessoa", mas "à medida que o desafio avança e o valor semanal também, pode sentir dificuldades acrescidas para concluir a missão com sucesso".
"Por exemplo, se no primeiro mês o total de poupança é 10 euros, no último mês já passa a ser 202 euros".
Pode também fazer uma 'versão mini' das 52 semanas: "Em vez de começar com um euro, faz a versão dos 0,50 euros. No final, conseguirá poupar 689 euros - menos do que a versão tradicional - mas o importante é provar que consegue fazê-lo. No ano seguinte, pode aumentar a parada".
Desafio funciona mesmo?
Esta pode mesmo ser uma boa estratégia para poupar, já que se começa com pouco, "cria um hábito", "poupa gradualmente" e ainda pode divertir-se enquanto poupa já que "um desafio é uma forma de entretenimento, principalmente se envolver toda a família".
Outros desafios de poupança que pode experimentar
O blog Salto apresenta ainda três desafios de poupança que podem ser uma boa solução:
- 'No spend challenge' - "Numa tradução livre para português significa 'desafio de não gastar dinheiro'. Estabeleça um período em que não pode gastar dinheiro além das despesas fixas e obrigatórias mensais, como os créditos, contas mensais, escola das crianças e despesas de supermercado. O desafio pode ter a duração de uma semana, um mês ou dois meses";
- Desafio 'X dias sem…' - "Pense nos seus hábitos diários menos saudáveis que lhe consomem algum dinheiro. Pode ser café, tabaco, bebidas alcoólicas ou até as raspadinhas. A ideia é definir um período em que não os pratique, por forma a conseguir poupar dinheiro, mas também a alcançar um estilo de vida mais saudável";
- 'Spare change challenge' - "O mecanismo é simples: quando chega a casa, ao final do dia, procure todas as moedas que tem consigo e coloque-as num frasco transparente ou um mealheiro tradicional. Vale tudo, incluindo moedas de 1 ou 2 cêntimos. No final do mês, terá conseguido juntar mais dinheiro do que imagina. Lembre-se sempre de adicionar este valor à sua poupança";
- Desafio das notas de 5 euros - "Agora experimente subir a parada. Em vez de colocar de lado as moedas dos bolsos, ganhe o hábito de guardar todas as notas de cinco euros que recebe nas suas compras diárias. Ou seja, sempre que pagar uma despesa e no troco constar uma nota de cinco euros ou quando levantar dinheiro e receber uma nota idêntica, deve evitar gastá-la. Guarde-a e quando chegar a casa, coloque-a num frasco ou mealheiro".
Leia Também: A inflação e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com