Sindicatos e Super Bock fecham acordo. Salários sobem 4,3% ou 75€
Os sindicatos e a Super Bock chegaram a um acordo final sobre a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para 2024, que prevê um aumento de 4,3% ou 75 euros no salário base, anunciou hoje fonte sindical.
© Shutterstock
Economia Negócio
Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab) avança que o acordo, fechado na quarta-feira e com efeitos desde 01 de janeiro, garante a atualização das tabelas salariais anexas ao ACT em 4,3%, ou 75 euros, conforme mais favorável, e uma atualização de todas as cláusulas pecuniárias do ACT em 4,3%.
Ainda prevista está a redução de uma hora ao período normal de trabalho semanal de todos os trabalhadores.
Para o Sintab, os "principais ganhos" deste acordo são "a abertura de portas à diminuição do período de trabalho semanal", favorecendo um equilíbrio entre a vida pessoal e familiar e o trabalho, e um acréscimo suplementar do valor hora.
"Os horários de funções administrativas passam de 38 para 37 horas semanais, assim como os horários de funções da área industrial passam de 39 para 38 horas semanais", detalha o sindicato, recordando que esta diminuição "vem no seguimento de ganhos dos anos anteriores, com a dispensa de trabalho para todos nos dias 24 e 31 de dezembro, bem como no dia de aniversário".
O Sintab destaca ainda a "manutenção da premissa de revalorização das funções previstas no ACT Super Bock", uma vez que, pelo segundo ano consecutivo, são garantidas, "em todas elas, um aumento superior ao do salário mínimo nacional, afastando salários e tabelas salariais da remuneração mínima de referência".
Segundo nota, 2024 é já o segundo ano consecutivo de aumentos salariais mínimos de 75 euros nos salários e nas tabelas.
Leia Também: Benim emite 750 milhões de dólares de dívida com juros anuais de 8,3%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com