Quer candidatar-se a uma casa com renda acessível? Prazo está a acabar
Em causa estão casas de T1 a T5 em Almada, Amadora, Aveiro, Entroncamento, Fafe, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Oeiras, Paredes, Ponte da Barca, Porto, Santiago do Cacém, Seixal, Setúbal, Sintra, Valongo e Vila Nova de Gaia.
© Shutterstock
Economia Rendas
Estão abertos até ao dia 18 de março os concursos para casas de renda acessível no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento e do novo Programa Arrendar para Subarrendar. São 102 habitações em 18 concelhos do país, segundo o Governo.
Os concursos, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), permitirão atribuir, por sorteio, habitações de tipologias T1 a T5, em Almada, Amadora, Aveiro, Entroncamento, Fafe, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Oeiras, Paredes, Ponte da Barca, Porto, Santiago do Cacém, Seixal, Setúbal, Sintra, Valongo e Vila Nova de Gaia.
A quem se destina o concurso?
Os contratos de arrendamento destinam-se a habitação permanente dos agregados habitacionais, cuja taxa de esforço com a renda não seja superior a 35%.
"As habitações serão sorteadas de entre as pessoas e agregados familiares que apresentem candidatura até ao dia 18 de março, desde que preencham as condições de elegibilidade dos Programas e os requisitos do Aviso de cada Concurso", pode ler-se no site do Governo.
E mais: "No âmbito dos concursos do Programa Arrendar para Subarrendar é dada prioridade aos agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais ou famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior".
Os interessados podem consultar toda a informação sobre os concursos em ihruarrenda.portaldahabitacao.pt.
Leia Também: Há menos hotéis à venda em Portugal. Que distritos lideram?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com