Produção da indústria transformadora alemã cai 4,9% em fevereiro
A produção da indústria transformadora alemã contraiu-se 4,9% em fevereiro em termos homólogos, em dados corrigidos de variações de calendário, e aumentou 2,1% face a janeiro, em dados corrigidos de variações sazonais e de calendário, foi hoje anunciado.
© Lusa
Economia Berlim
Na comparação trimestral menos volátil, a produção entre dezembro e fevereiro foi 0,5% inferior à dos três meses anteriores, de acordo com os dados avançados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).
Além disso, a revisão em alta dos dados preliminares de janeiro indica um aumento de 1,3% em relação a dezembro, contra a previsão de 1,0%, e uma queda de 5,3% em termos homólogos, em vez de 5,5%.
O aumento da produção em fevereiro deve-se, em grande parte, à evolução da construção, com um aumento de 7,9%, enquanto a queda de 6,5% na produção de eletricidade teve um impacto negativo significativo no resultado global.
No setor industrial, que exclui a energia e a construção, a produção em fevereiro aumentou 1,9% em relação a janeiro e diminuiu 5,5% em termos homólogos.
Este aumento em relação ao mês anterior deve-se em grande parte ao crescimento da produção de 5,7% na indústria automóvel e de componentes e de 4,6% na indústria química.
Globalmente, dentro do setor industrial, a produção de bens intermédios aumentou 2,5%, a de bens de investimento 1,5% e a de bens de consumo 1,9%.
A produção nos setores intensivos em energia cresceu 4,2% em relação a janeiro e 0,9% em termos homólogos.
Na comparação trimestral, a produção destes setores entre dezembro e fevereiro foi 0,2% superior à dos três meses anteriores.
Leia Também: Desempregados na indústria do couro disparam mais de 80% no último ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com