Fatura da luz e gás vai mesmo ficar mais barata este ano? O que se sabe
Galp e EDP anunciaram uma redução de preços. Afinal, o que vem aí?
© Shutterstock
Economia Energia
A fatura da eletricidade e do gás vai aliviar para algumas famílias este ano, já que, até ao momento, duas empresas anunciaram uma redução de preços: a Galp e a EDP Comercial. Afinal, o que vem aí? Vamos por partes.
Galp baixa preços já em abril
A Galp anunciou, no final de março, que vai descer em média os preços da eletricidade e do gás natural em 28% e 19%, respetivamente, a partir de abril.
Numa nota, a Galp afirmou que "vai proceder a uma atualização dos preços de eletricidade e de gás natural com descidas médias de 28% e de 19%, respetivamente, na fatura mensal para o consumidor final".
Segundo a empresa, estas descidas refletem a diminuição dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre que terão efeito a partir do início de abril.
A empresa deu ainda exemplos das alterações, indicando que "para um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA [quilovolt-ampere], esta descida poderá representar uma redução média de 9,0 euros na fatura mensal, de 32,9 euros para 23,6 euros".
Já no caso de uma fatura média mensal de um casal com dois filhos e uma potência contratada de 6,9 kVA, a Galp diz poderá passar de 56 euros para 40,7 euros, ou seja, uma redução média de 15 euros.
No caso do gás natural, para um casal sem filhos no 1.º escalão de consumo, "esta descida poderá representar uma redução média de 3,0 euros na fatura mensal, de 17 euros para 14 euros".
Segundo a Galp, estes novos preços já incluem o valor das tarifas de acesso à rede (TAR), que se mantêm inalteradas.
EDP segue o mesmo caminho e baixa os preços em junho
Por sua vez, a EDP Comercial anunciou, na segunda-feira, que vai baixar a componente do preço da energia em 10% na eletricidade e em 20% no gás natural, a partir de 1 de junho, devido à melhoria das condições dos mercados.
Ora, com esta redução, em causa estará uma descida média de 7% na fatura mensal de eletricidade e de 14% na fatura do gás.
"Devido à melhoria das condições dos mercados de energia, a EDP Comercial irá reduzir a sua componente do preço da energia, designada 'Energia e Estrutura Comercial', em 10% na eletricidade e 20% no gás natural, a partir de 1 de junho", disse à Lusa fonte oficial da EDP Comercial.
O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou o regulador.
O consumo no mercado livre representou, em janeiro, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continental.
A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (67%) e em consumo (38%).
Já quanto ao mercado liberalizado de gás natural, em janeiro, verificou-se uma redução para um número acumulado de mais de 1,1 milhões de clientes, com uma quebra de 1.466 clientes face a dezembro de 2023.
A Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (51%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (43%).
Leia Também: É cliente da EDP Comercial? Vêm aí boas notícias na fatura da luz e gás
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com