"Não, este é mais caro". Lidl já respondeu à queixa do Pingo Doce?
Oficialmente, o Lidl não se pronunciou sobre o tema, mas um vídeo partilhado nas redes sociais parece responder ao Pingo Doce.
© Shutterstock
Economia Supermercados
A polémica estalou na semana passada: o Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa. Oficialmente, o Lidl não se pronunciou sobre o tema, mas um vídeo agora partilhado nas redes sociais parece responder à denúncia da concorrente.
Em causa está um vídeo que mostra um neto a pedir à avó que vá a um outro supermercado - aparentemente, ao Pingo Doce - ver o preço de um produto (um iogurte líquido) e, ao telefone, transmite ao neto o seguinte: "Não, este é mais caro".
Do outro lado, o neto, que está num estabelecimento Lidl, apenas refere: "Pois, bem me parecia".
O vídeo termina com a mensagem "quem compara, compra aqui", fazendo uma alusão à comparação de preços que o Pingo Doce criticou.
Não se trata de uma resposta direta à acusação que foi feita à DGC, contudo, nas redes sociais houve logo quem relacionasse o tema: "E o Lidl que sacou um: no Pingo Doce é mais caro", escreveu um dos utilizadores da rede social X (antigo Twitter).
E o Lidl que sacou um: no Pingo Doce é mais caro! pic.twitter.com/K3hEQhj2X4
— Deve Sakalı ™ (@BarbaDeCamelo) April 29, 2024
Afinal, o que está em causa?
Em causa está uma campanha publicitária do Lidl, com início em fevereiro, que faz uma comparação de preços entre várias superfícies comerciais, afirmando que a própria é a mais barata do mercado.
"A campanha é enganosa e com ela procura o Lidl demonstrar não apenas que é a cadeia mais barata do mercado como o é em, pelo menos, 10%. Não é verdade e o Pingo Doce viu-se obrigado a fazer intervir, por um lado, o ARP, por outro a DGC, para análise da conformidade desta campanha com a lei, designadamente com a lei que regula sobre publicidade comparativa", lê-se numa 'newsletter' do Pingo Doce enviada aos clientes e num comunicado publicado entretanto no site oficial.
Até ao momento, o Lidl ainda não se pronunciou sobre o tema. O Notícias ao Minuto contactou, na semana passada, fonte da cadeia de supermercados na tentativa de obter uma reação, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Leia Também: "Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com