Rendimento real das famílias 'per capita' na OCDE sobe no 4.º trimestre
O rendimento real das famílias 'per capita' na OCDE aumentou 0,5% no quarto trimestre de 2023, após uma queda de 0,2% no terceiro trimestre, foi hoje anunciado.
© Shutterstock
Economia OCDE
Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) adianta que o crescimento do rendimento real 'per capita' (por pessoa) excedeu o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real 'per capita' de 0,2%.
O rendimento real das famílias 'per capita' aumentou na maioria dos países da OCDE no quarto trimestre de 2023 e dos 19 países para os quais existem dados disponíveis, 11 registaram um aumento, seis registaram uma diminuição e dois mantiveram-se.
A OCDE refere também que entre as economias do G7, o rendimento real das famílias 'per capita' aumentou no Reino Unido, em França e nos Estados Unidos.
O Reino Unido registou um aumento do rendimento real das famílias 'per capita' de 0,5% no quarto trimestre de 2023, apesar de o PIB 'per capita' ter diminuído pelo quarto trimestre consecutivo, sublinha a organização.
Este crescimento do rendimento real foi impulsionado principalmente pelo aumento das prestações sociais, com exceção das transferências em espécie.
A França e os Estados Unidos registaram ambos um crescimento do rendimento real
das famílias 'per capita' no 4.º trimestre (0,7% e 0,4%, respetivamente), após uma descida no trimestre anterior.
Por outro lado, o Canadá registou uma queda tanto no rendimento real das famílias 'per capita' (-0,7%) como no PIB real 'per capita' (-0,8%) no quarto trimestre de 2023, em parte
refletindo a continuação do forte crescimento populacional.
Itália registou um declínio menor no rendimento real das famílias 'per capita' (-0,4%), enquanto na Alemanha este se manteve estável, embora o PIB real 'per capita' tenha diminuído 0,6%.
No conjunto de 2023, o rendimento real das famílias 'per capita' cresceu 1,2% em toda a OCDE, recuperando da queda recorde registada em 2022, quando os programas de assistência à Covid-19 estavam a terminar, enquanto o PIB 'per capita' aumentou 1,1%.
O aumento anual do rendimento real das famílias 'per capita' surgiu quando a inflação abrandou em comparação com o ano anterior.
Leia Também: Diáspora Açoriana interessada em investir no arquipélago, diz Governo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com