Após quedas, rendas estabilizam em Lisboa. Quanto custa o metro quadrado?
No 1.º trimestre de 2024, as rendas dos novos contratos de arrendamento residencial em Lisboa apresentaram uma variação de 0,4% em relação ao trimestre anterior.
© Shutterstock
Economia Rendas
Após dois trimestres de descida, os preços das rendas em Lisboa estabilizaram nos primeiros três meses do ano, de acordo com o Índice de Rendas Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário e divulgado esta terça-feira.
"No 1.º trimestre de 2024, as rendas dos novos contratos de arrendamento residencial em Lisboa apresentaram uma variação de 0,4% em relação ao trimestre antecedente", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Esta estabilização, explica a Confidencial Imobiliário, "sucede a dois trimestres de descida de rendas e mantém o mercado no registo de contenção que observa desde meados do ano passado".
Quanto custa o metro quadrado?
De acordo com os dados divulgados, no 1.º trimestre de 2024, a renda média contratada em Lisboa foi de €18,8/m2 e no Porto foi de 14,5€/m2, de acordo com os dados do SIR-Arrendamento.
De recordar que "as rendas em Lisboa começaram a recuperar das perdas registadas durante a pandemia na segunda metade de 2021, observando, a partir daí, aumentos que chegaram a atingir os 10% e que se posicionaram quase sempre acima dos 4.0%".
"Contudo, em face a estes níveis de crescimento, que levaram as rendas a aumentar 30% no espaço de um ano, naturalmente, os novos contratos tenderam a travar os incrementos. Assim, no 3º trimestre do ano passado, as rendas dos novos arrendamentos desceram pela primeira vez em dois anos, com uma variação trimestral de -0,5%, e o 4º trimestre não só confirmou a tendência de descida como a tornou mais vigorosa, com os contratos realizados nesse período a registarem rendas 2,2% inferiores aos do trimestre prévio", pode ler-se.
Leia Também: Após "dois meses de estabilidade", rendas encareceram 1,7% em abril
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com