Consumidores da zona euro baixam previsão de inflação
Os consumidores da zona euro baixaram em abril a sua previsão de inflação para o próximo ano em uma décima de ponto percentual, para 2,9%, o nível mais baixo desde setembro de 2021, foi hoje anunciado.
© iStock
Economia Zona Euro
Conforme divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), os consumidores também reviram em baixa as expectativas de inflação para os próximos três anos, de 2,5% em março para 2,4% em abril.
Especificamente, os inquiridos consideraram que a inflação se situaria em 5% no último ano, o que se mantém em relação a março e põe termo a uma série de seis descidas consecutivas.
A inflação na zona euro manteve-se em abril, com uma taxa homóloga de 2,4%, quebrando assim a série de três meses consecutivos de quedas, enquanto a inflação subjacente -- que exclui a energia e os alimentos por serem mais voláteis -- caiu duas décimas para 2,7%, de acordo com os dados do gabinete de estatísticas da UE, Eurostat.
Do lado do rendimento, os inquiridos em abril esperavam que o seu rendimento crescesse 1,3% no próximo ano, a mesma percentagem que no mês anterior, enquanto as expectativas de crescimento das despesas nos próximos 12 meses também se mantiveram em 3,6%.
Em abril, os consumidores previam uma contração da economia de 0,8% no próximo ano, contra 1,1% em março, e uma taxa de desemprego de 10,9%, ou seja, mais duas décimas de ponto percentual do que na previsão anterior.
Além disso, consideram que os preços da habitação aumentarão 2,6% nos próximos 12 meses, mais duas décimas do que em março, mas mantiveram as suas expectativas para as taxas de juro hipotecárias em 5%.
Leia Também: Expectativas de inflação dos consumidores associadas à idade e rendimento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com