Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Porto de Sines cresceu 14% em carga movimentada no primeiro semestre

O porto de Sines registou, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 14% em carga movimentada em relação ao período homólogo, com destaque para a carga contentorizada, segundo um comunicado hoje divulgado.

Porto de Sines cresceu 14% em carga movimentada no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

18:39 - 18/07/24 por Lusa

Economia Sines

De acordo com a nota da APS -- Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a infraestrutura "encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada, destacando-se a carga contentorizada, com um crescimento homólogo de 25%, a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEUs", medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.

 

Segundo a entidade, "o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI reclama para si 50% do volume total de carga do porto, seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos com 43%".

Por sua vez, o Terminal Multipurpose, "que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão" registou um "crescimento de 74%, face ao mesmo período de 2023, correspondendo a 303.000 toneladas". Este terminal tem movimentado cargas como "minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira", disse a APS.

As exportações cresceram 7% em termos homólogos, indicou ainda.

"Espera-se que 2024 seja um ano de franco crescimento no porto de Sines, principalmente ao nível da carga contentorizada" onde se prevê que "registe a marca dos 2 milhões de TEUs", rematou.

Leia Também: Fogo lavra em zona de mato no Paiol em Sines. Três meios aéreos no local

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório