Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Banco de Inglaterra corta taxas de juro para 5%

O Banco de Inglaterra decidiu reduzir as taxas de juro de 5,25% para 5%, o primeiro corte em mais de quatro anos, de acordo com a decisão revelada hoje.

Banco de Inglaterra corta taxas de juro para 5%
Notícias ao Minuto

12:17 - 01/08/24 por Lusa

Economia Banca

"Na reunião que terminou em 31 de julho de 2024, o Comité de Política Monetária votou por maioria de 5--4 para reduzir a taxa bancária em 0,25 pontos percentuais, para 5%", adianta o Banco de Inglaterra em comunicado, acrescentando que "quatro membros preferiam manter a taxa bancária em 5,25%".

 

A taxa bancária situava-se nos 5,25% desde agosto de 2023, um máximo de 16 anos, para combater a inflação. No entanto, a inflação já esteve na meta de 2% do banco central britânico em maio e junho.

O Comité do organismo admite que a inflação "deve aumentar para cerca de 2,75% no segundo semestre deste ano, já que os declínios nos preços de energia do ano passado saem da comparação anual, revelando mais claramente a persistência predominante de pressões inflacionistas domésticas".

Contudo, os responsáveis esperam que "a queda na inflação geral e a normalização em muitos indicadores de expectativas de inflação continuem a alimentar a dinâmica mais fraca de salários e fixação de preços".

Equilibrando os riscos com as perspetivas mais otimistas, o Comité acabou por votar para reduzir a taxa de juro do banco para 5%, considerando que "agora é apropriado reduzir ligeiramente o grau de restritividade da política".

"O impacto de choques externos passados diminuiu e houve algum progresso na moderação dos riscos de persistência da inflação", destaca o comité, apontando que, "embora o PIB tenha sido mais forte do que o esperado, a postura restritiva da política monetária continua a pesar sobre a atividade na economia real, levando a um mercado de trabalho mais frouxo e pesando nas pressões inflacionistas".

Ainda assim, os responsáveis consideram que "a política monetária tem de continuar restritiva por tempo suficiente até que os riscos de a inflação voltar sustentavelmente à meta de 2% no médio prazo se tenham dissipado ainda mais".

A próxima reunião de política monetária do Banco de Inglaterra realiza-se em 19 de setembro.

 

Leia Também: Lucro da DHL cai 21,4% para 1.484 ME no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório