"Bomba nuclear". Na Suíça há quem queira um imposto sobre os super-ricos
Banqueiro suíço defende que a proposta é "bomba nuclear" para a Suíça.
© iStock
Economia Suíça
Um dos principais partidos políticos da Suíça quer aplicar um imposto sobre os super-ricos. Contudo, a iniciativa é controversa, não reunido consenso entre todos, como é um caso de alguns banqueiros, que alertam para um imposto "extremamente perigoso" e "uma bomba nuclear".
A proposta é dos Jovens Socialistas (JUSOs), braço juvenil da esquerda social-democrata suíça (SP), e pressupõe a aplicação de um imposto de 50% sobre as heranças e doações superiores a 50 milhões de francos suíços, mais de 53 milhões de euros, segundo explica a Reuters.
A iniciativa vai ser decidida pelos eleitores suíços através de um referendo, em 2026.
O governo suíço é contra o imposto, bem como importantes banqueiros do país, que falam numa preocupação generalizada entre os clientes.
"Esta iniciativa, sentimos pelo país, é extremamente perigosa pelas suas potenciais consequências", disse Frederic Rochat, sócio-gerente do banco privado Lombard Odier, à Reuters.
"O simples facto de existir, estar a ser discutido e ser votado, abre dois anos de enorme incerteza", acrescentou, referindo que muitas pessoas questionaram deveriam tomar "medidas de contingência", o que significa "sair da Suíça".
Este tema é, desde junho, "o principal tema" que os clientes suíços e alguns "estrangeiros" estão "interessados em falar" e alerta: "Esta iniciativa é, literalmente, uma bomba nuclear".
Leia Também: Morreu José Guilherme, o empresário que deu 14 milhões a Salgado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com