Governo demite presidente do IAPMEI e nomeia José Pulido Valente
Agência para a Competitividade e Inovação "focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição", alega a tutela, em comunicado.
© Facebook/ IAPMEI
Economia IAPMEI
O Ministério da Economia demitiu, esta terça-feira, o presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Luís Guerreiro, pouco antes do término do seu primeiro ano de mandato na liderança da instituição.
José Pulido Valente é o nome escolhido para o substituir, indicando o ministério, através de comunicado, que este "tem uma vasta experiência na banca".
A tutela liderada por Pedro Reis refere que pretende conferir "um novo impulso ao organismo".
Luís Guerreiro, foi afastado do cargo pelo ministro da Economia, segundo avançou, primeiramente, o jornal Público, tendo o Notícias ao Minuto depois confirmado a informação junto da assessoria do ministério. Sobre a saída de Guerreiro, o comunicado diz apenas que "com a entrada do novo presidente do IAPMEI, cessará funções Luís Filipe Pratas Guerreiro".
"Inicia-se assim uma nova etapa da IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso", pode ler-se no mesmo comunicado.
Luís Filipe Guerreiro vai assim cessar funções e José Pulido Valente assume o cargo em substituição, até que o procedimento concursal seja concluído na Cresap - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.
José Pulido Valente é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-graduado em Direito Comunitário pela Universidade Católica e em Direito da Internet pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Segundo o Governo, o novo líder do IAPMEI tem "uma vasta carreira na banca, tendo passado por áreas que se cruzam com as competências do IAPMEI".
Pulido Valente iniciou a sua carreira no Banco Pinto & Sottomayor como analista do departamento internacional.
Dois anos depois, foi liderar o departamento jurídico do BCP, onde veio a desempenhar funções de responsável pelo marketing e diretor-geral do Private Banking e diretor-geral do Departamento de Qualidade.
Já em 1997 assumiu a presidência do Banco 7 e, em 2001, a presidência executiva do ActivoBank.
Até 2003, foi vice-presidente do ActivoBank em Espanha e, até 2006, diretor-geral da rede de retalho do Millennium BCP para a região Sul e diretor de Corporate Banking até 2021.
José Pulido Valente foi ainda coordenador da Direção de Crédito Especializado.
[Notícia atualizada às 13h53]
Leia Também: Recomendações da IGF sobre o arrendamento "já estão a ser acomodadas"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com