Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Açores. Obras em circuitos logísticos financiadas pelo PRR foram lançadas

As 10 obras de requalificação de circuitos logísticos, abrangidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores, já foram lançadas e deverão estão concluídas dentro do prazo, adiantou hoje a secretária das Infraestruturas.

Açores. Obras em circuitos logísticos financiadas pelo PRR foram lançadas
Notícias ao Minuto

21:50 - 21/11/24 por Lusa

Economia PRR

"O nosso objetivo era até ao final do ano de 2024 ter os 10 circuitos logísticos apoiados pelo PRR em marcha e estão. Estão todos em obra neste momento. Estamos a cumprir com os marcos e metas, como foi reconhecido pelo ministro da Coesão", afirmou, em declarações aos jornalistas, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (PSD/CDS/PPM), Berta Cabral.

 

A governante falava à margem do lançamento da primeira pedra da intervenção na estrada que liga a Via Vitorino Nemésio à circular de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, orçada em 6,8 milhões de euros.

É a última de 10 intervenções em circuitos logísticos, que o executivo açoriano candidatou às verbas do PRR, num valor total de 92 milhões de euros.

Berta Cabral manifestou-se "absolutamente confiante" de que as obras estarão concluídas dentro dos prazos definidos pelo PRR e que, com estas intervenções, os maiores problemas de trânsito na região ficarão resolvidos.

"Estamos muito confiantes de que estes investimentos vão resolver para o curto prazo muitos problemas que nós tínhamos", vincou.

Quanto às obras na ilha Terceira inscritas no Plano e Orçamento da Região para 2025, que será votado na próxima semana, Berta Cabral destacou a evolução do cais multiúsos no Porto da Praia da Vitória.

"O cais multiúsos está em bom andamento. O projeto de execução está a decorrer e no primeiro semestre deve estar concluído. Estamos em condições de abrir o concurso público para a sua construção", avançou.

Anunciada em agosto de 2023, pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, a obra, que deverá representar um investimento de 30 milhões de euros, prevê a ampliação do cais em mais 350 metros, duplicando a zona de acostagem para transporte de carga e de passageiros.

A empreitada, lançada hoje, de "promoção das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança rodoviária" na ligação entre a Via Vitorino Nemésio e a circular de Angra abrange uma área de 3,1 quilómetros e tem um prazo de execução de 454 dias.

Para além da requalificação do pavimento, que se encontra degradado, e da melhoria da sinalização rodoviária e da iluminação pública, está prevista a criação de passeios, paragens de autocarro e lugares de estacionamento.

O município de Angra do Heroísmo vai avançar, em simultâneo, com um investimento de 1,3 milhões de euros na reabilitação das infraestruturas de abastecimento de água no local.

"Havia a necessidade de fazer uma intervenção de fundo, que tem muita importância para os habitantes do concelho", adiantou o vice-presidente do município, Guido Teles.

Segundo o autarca, pela zona intervencionada "passa a adutora principal que serve todos os consumidores do centro da cidade".

Por outro lado, é por esta zona que é feito o transporte da água do reservatório da Nasce-Água para a zona oeste do concelho, "principalmente no período do verão, quando há menos precipitação".

Leia Também: Mau tempo. Aviso amarelo alargado a todas as ilhas dos Açores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório