Meteorologia

  • 29 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 21º

Expectativas dos consumidores da zona euro sobre inflação pioram em outubro

As expectativas dos consumidores da zona euro sobre inflação em 2025 pioraram, antecipando que os preços subam 2,5% contra os 2,4% estimados em setembro, foi hoje anunciado.

Expectativas dos consumidores da zona euro sobre inflação pioram em outubro
Notícias ao Minuto

29/11/24 12:59 ‧ Há 3 Horas por Lusa

Economia Zona Euro

Segundo o inquérito aos consumidores publicado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), os cidadãos da zona euro mantiveram as expectativas de inflação para os próximos três anos em 2,1%, o nível mais baixo desde fevereiro de 2022, quando começou a guerra na Ucrânia.

 

Os consumidores também percecionaram que a subida dos preços tinha sido menor nos últimos 12 meses terminados em outubro, ao situar a inflação em 3,2%, menos duas décimas que no mês anterior.

Mesmo assim, a perceção dos consumidores foi superior à inflação real de outubro da zona euro, que se situou em 2%.

Simultaneamente, as previsões dos consumidores foram piores que as publicadas pelo BCE em setembro, quando a instituição projetava uma inflação de 2,2% para 2025 e de 1,9% para 2026.

Em outubro, os consumidores da zona euro acreditavam que o seu rendimento cresceria 1,1%, menos duas décimas que no mês anterior, e que os gastos nos próximos meses subiriam 5%, contra 5,2% em setembro.

Em relação à economia, as expectativas dos consumidores tornaram-se mais sombrias, já que consideraram que o Produto Interno Bruto (PIB) se contrairia 1,1% nos próximos 12 meses, contra um recuo de 0,9% em setembro.

Contudo, os consumidores acreditam que a taxa de desemprego se situaria em 10,4% no próximo ano, contra a estimativa de 10,6% no mês anterior.

Em relação à habitação, os consumidores acreditam que o preço vai crescer 2,8% nos próximos 12 meses, a mesma variação que estimavam em setembro.

Para as taxas de juro, os consumidores estimaram em outubro que estas desçam para 4,6%, menos uma décima que no mês anterior.

Leia Também: Exportações de viagens e turismo sobem 5,6% e importações 6,8% em outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório