Passes Navegante sem aumentos em 2025 na Área Metropolitana de Lisboa
Os passes Navegante vão manter os preços em 2025 na Área Metropolitana de Lisboa (AML), assim como os bilhetes ocasionais referentes à Carris Metropolitana, anunciou hoje a AML, após uma reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa.
© Lusa
Economia Passes
"Aprovámos a não alteração dos preços do Navegante. Portanto, assumimos a responsabilidade de internalizar estes custos para não aumentar para os cidadãos e para aqueles que utilizam os transportes, para tornar cada vez mais o transporte mais acessível", disse à Lusa o primeiro secretário metropolitano da Comissão Executiva da AML, Carlos Humberto.
"Não sei como vai ser no resto do país, uma vez que desta vez o Governo não deu esta indicação, e, portanto, esta é uma decisão" dos municípios da AML, acrescentou.
Segundo Carlos Humberto, os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana também não vão aumentar no próximo ano.
"No entanto, não temos o poder para dizer que os outros operadores [como a CP, a Transtejo, a Soflusa, Carris de Lisboa ou Metropolitano] não aumentam os seus bilhetes ocasionais. Sobre o [passe] Navegante sim, assumimos essa decisão e o compromisso financeiro. Os ocasionais na Carris Metropolitana também não aumentarão, os restantes ocasionais é uma decisão de cada um", disse.
Na reunião foi também aprovado o plano de orçamento da TML, num valor superior a 300 milhões de euros para 2025, e que pressupõe um aumento da oferta.
"Desde o início do ano até outubro, subimos mais de 20% os passageiros transportados. Portanto, é uma constante. Mesmo do mês passado para este mês continuam a subir. Já estamos quase nos 700 milhões de passageiros transportados", disse.
Os passes Navegante foram criados em 2019 e desde então não tiveram aumentos.
O preço do Navegante Metropolitano (válido em toda a AML) é de 40 euros mensais, o Navegante Metropolitano (válido num concelho) custa 30 euros e o Navegante +65, para idosos, custa 20 euros.
Além destes, os passes preveem ainda a gratuitidade para jovens até aos 23 anos (inclusive), que, a partir de dezembro, será alargada a todos os jovens, quando até agora era destinada apenas a estudantes.
O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da AML, constituído por todos os 18 presidentes das câmaras da Área Metropolitana.
A AML é composta por 18 municípios das margens norte e sul do Rio Tejo, nomeadamente Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
[Notícia atualizada às 15h07]
Leia Também: Jovens até 30 anos representam 40% dos 30 mil novos passes ferroviários
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com