Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Exportações portuguesas de mobiliário crescem 8% até março

As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria voltaram a crescer no primeiro trimestre deste ano, aumentando 8% em termos homólogos e somando 376 milhões de euros, divulgou hoje a associação setorial.

Exportações portuguesas de mobiliário crescem 8% até março
Notícias ao Minuto

16:28 - 13/05/15 por Lusa

Economia APIMA

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) destaca a França como principal mercado de destino das exportações portuguesas do setor, com 107 milhões de euros em vendas, equivalentes a um crescimento de 8% face a igual período de 2014 e a uma quota de 29% do total de exportações do período.

O segundo lugar cabe à Espanha, que está "cada vez mais próxima do mercado francês", com uma quota de 27% e um crescimento homólogo de 14%, para um volume de vendas de 100 milhões de euros.

Segundo a APIMA, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), apesar do decréscimo de 6% no primeiro trimestre, a Alemanha mantém a terceira posição do 'ranking' dos parceiros comerciais do setor, com uma quota de 9% das exportações, seguida de Angola que, após muito tempo na terceira posição, ocupa agora o quinto lugar, com uma quota de 5% e um decréscimo homólogo de 39%.

Quanto às importações, registaram um crescimento homólogo de 2% de janeiro a março, fixando-se nos 165 milhões de euros, pelo que o saldo da balança comercial do setor do mobiliário e colchoaria terminou o trimestre com um excedente de 211 milhões de euros e com uma taxa de cobertura das exportações pelas importações de 228%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório