Exportações portuguesas de mobiliário crescem 8% até março
As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria voltaram a crescer no primeiro trimestre deste ano, aumentando 8% em termos homólogos e somando 376 milhões de euros, divulgou hoje a associação setorial.
© DR
Economia APIMA
Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) destaca a França como principal mercado de destino das exportações portuguesas do setor, com 107 milhões de euros em vendas, equivalentes a um crescimento de 8% face a igual período de 2014 e a uma quota de 29% do total de exportações do período.
O segundo lugar cabe à Espanha, que está "cada vez mais próxima do mercado francês", com uma quota de 27% e um crescimento homólogo de 14%, para um volume de vendas de 100 milhões de euros.
Segundo a APIMA, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), apesar do decréscimo de 6% no primeiro trimestre, a Alemanha mantém a terceira posição do 'ranking' dos parceiros comerciais do setor, com uma quota de 9% das exportações, seguida de Angola que, após muito tempo na terceira posição, ocupa agora o quinto lugar, com uma quota de 5% e um decréscimo homólogo de 39%.
Quanto às importações, registaram um crescimento homólogo de 2% de janeiro a março, fixando-se nos 165 milhões de euros, pelo que o saldo da balança comercial do setor do mobiliário e colchoaria terminou o trimestre com um excedente de 211 milhões de euros e com uma taxa de cobertura das exportações pelas importações de 228%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com