Quem vai liderar a Caixa Geral de Depósitos?
Há três nomes prediletos, todos têm experiência na banca. Mas a decisão só será tomada após as legislativas.
© DR
Economia Mandato
A equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos será restituída no final deste ano. Para suceder a José de Matos na condução do banco público já surgem os nomes de António Ramalho (presidente da Infraestruturas de Portugal), Paulo Macedo (ministro da Saúde) e Sérgio Monteiro (secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações).
Dos três nomes, tanto António Ramalho como Paulo Macedo estão à frente, sobretudo se for a coligação PSD e CDS a vencer as legislativas, dá conta o Dinheiro Vivo.
Paulo Macedo aparece com alguns apoios por parte do PS, mas António Ramalho é o preferido dos sociais-democratas.
Normalmente, os dois partidos têm conversações sobre os elementos que vão entrar para a gestão do banco, mas ainda não houve conversações.
"O PS, para já, ainda não está a pensar nesse tema. Está focado em vencer as eleições e só deverá começar a pensar nisso depois de 4 de outubro, caso chegue ao poder. Até porque até ao final do ano tem tempo para o fazer", explicou uma fonte próxima do partido.
Recorde-se que a Caixa teve uma injeção de fundos públicos, no valor de 1.650 milhões de euros, dois quais 900 milhões em obrigações convertíveis. Este valor terá de ser devolvido até ao final de junho de 2017. Esta é uma preocupação para Pedro Passos Coelho.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com