Saíram da Segurança Social e arriscavam ser despedidos. Vão voltar
Estavam na requalificação mas não conseguiram colocação noutro organismo. Estavam, por isso, em risco de ser despedidos em janeiro ou fevereiro.
© DR
Economia Requalificação
O Executivo vai reintegrar no Instituto da Segurança Social (ISS) 25 funcionários públicos que estão em risco de ser dispensados do Estado nos meses de janeiro ou fevereiro.
Os trabalhadores em questão (23 assistentes operacionais e dois docentes) foram dispensados do exercício das suas funções no início de 2015, mas, passados 12 meses, não encontraram colocação noutro organismo.
Dos 613 trabalhadores que o Estado enviou para requalificação, há mais três que não foram recolocados. Dois optaram por rescindir por mútuo acordo e um mantém vontade de transitar para outro serviço.
“Houve um trabalho conjunto com a tutela da Administração Pública e depois entre o INA [que gera trabalhadores na requalificação] e o ISS para que se criassem as condições que permitissem o regresso destas pessoas, preferencialmente aos serviços de onde saíram e para exercer as mesmas funções”, explicou ao Público a secretária de Estado da Segurança Social.
Cláudia Joaquim revelou que os trabalhadores já foram contactados por telefone e que o processo está a ser formalizado para que iniciem funções, previsivelmente, a 4 de janeiro.
Depois desta necessidade mais premente, o Governo promete, no início de janeiro, procurar uma solução para os 183 funcionários que permanecem na requalificação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com