Banif Investimento aumentou capital em 29 milhões depois da resolução
O Banif Investimento, que era detido a 100% pelo Banif e passou para a sociedade-veículo Naviget no âmbito da resolução, realizou um aumento de capital 29,4 milhões de euros já depois da decisão do Banco de Portugal.
© Lusa
Economia Portal
Esta informação foi publicada no Portal da Justiça na quarta-feira e, segundo disse à Lusa fonte do setor financeiro, a operação foi feita para reforçar os rácios de capital do Banco de Investimento através da transformação de dívida subordinada em ações.
Após este aumento de capital, o Banif -- Banco de Investimento ficou com um capital de 114,440 milhões de euros.
A Lusa contactou o Banco de Portugal para obter esclarecimentos sobre este tema, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.
A 20 de dezembro, domingo ao final da noite, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos -- incluindo 'tóxicos' -- para a nova sociedade veículo que foi denominada Naviget.
A resolução foi acompanhada de um apoio público de 2.255 milhões de euros, sendo que 1.766 milhões de euros saem diretamente do Estado e 489 milhões do Fundo de Resolução bancário, que consolida nas contas públicas.
A este valor somam-se as duas garantias bancárias que o Estado presta, no total de 746 milhões de euros, e ainda os 825 milhões de euros da injeção de capital que o Estado fez em 2012 no banco (700 milhões em ações e 125 milhões de dívida híbrida -- 'CoCo bonds' - que o Banif ainda não tinha pago) e que foram dados como perdidos no âmbito do resgate.
No total, e tendo em conta os valores até agora conhecidos e retirando o valor pago pelo Santander Totta, o resgate ao Banif pode custar ao Estado - e, logo, aos contribuintes - até 3.700 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com