Administrador António Varela demite-se do Banco de Portugal
Administrador do banco central está de saída. Conflito de interesses no processo Banif tinha colocado o antigo António Varela no centro das atenções.
© Dinheiro Vivo
Economia Regulação
O desconforto entre António Varela e Carlos Costa parece ter-se tornado insustentável e o administrador apresentou mesmo a demissão do cargo. O membro da administração do banco central tinha sido figura central durante o processo de resolução do Banif, devido a um conflito de interesses que provocou um alegado afastamento entre duas das principais figuras do Banco de Portugal.
No final do ano passado, o jornal Expresso garantia que as divisões entre Carlos Costa e Atónio Varela tinham começado devido ao facto de o administrador deter títulos emitidos pelo Banif, sendo obrigado a ficar de fora das votações sobre o destino do banco madeirense. Na altura, o Banco de Portugal negou as informações avançadas pelo Expresso.
Menos de três meses depois a saída parece ser uma certeza, deixando o governador do Banco de Portugal mais isolado num momento frágil para o Banco de Portugal. As polémicas intervenções no BES e Banif levaram o Governo a propor uma alteração na lei que rege as competências do banco de Portugal, iniciativa que merece o apoio da Esquerda parlamentar.
O Economia ao Minuto contactou o Banco de Portugal e recebeu em resposta uma comunicado onde o regulador confirma a saída de António Varela. "O Banco de Portugal informa que o Administrador Dr. António Varela transmitiu hoje ao Conselho de Administração a sua renúncia ao mandato de administrador do Banco de Portugal, apresentada pelo próprio ao Governo, nos termos previstos na lei", pode ler-se no curto comunicado divulgado na página oficial do BdP na internet.
[Notícia atualizada às 15h55]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com