Deutsche Bank apostou em produto que pode levar a perda de 53 milhões
O Deutsche Bank, banco que tem procurado alterar a sua gestão de risco, apostou num produto financeiro indexado à inflação norte-americana, que poderá resultar num prejuízo superior a 60 milhões de dólares (53 milhões de euros).
© Reuters
Economia Produtos
Segundo fontes citadas pela agência de notícias Bloomberg, os operadores ('traders') utilizaram produtos derivados indexados à inflação norte-americana, o que levou o banco alemão a investigar se os responsáveis pela operação financeira violaram os limites de risco do negócio.
O Deutsche Bank já estará ao corrente da situação, refere a Bloomberg citando fontes conhecedores da operação que pediram o anonimato.
O presidente do banco germânico, John Cryan, tem tentado melhorar o risco de crédito e o controlo operacional na instituição, aspetos que têm preocupado os reguladores em todo o mundo.
Há dois meses, a Reserva Federal norte-americana multou o Deutsche Bank por não garantir que os operadores ('traders') respeitam a norma Volcker, lei norte-americana que impede os bancos de usarem fundos próprios para fazer negócios especulativos.
"Se é verdade que uma única operação poderá causar uma perda desse tipo ao Deutsche Bank, então é claro que será um retrocesso nos esforços de John Cryan para melhorar os controlos (de crédito, operacional e reputacional]", disse Michael Seufert, analista do NordLB, citado pela Bloomberg.
John Cryan "prometeu acabar com estas falhas de controlo", lamentou ainda o analista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com