Chegou o dia: As pensões mais baixas vão aumentar. Saiba quanto
Os reformados que perderam rendimentos durante a austeridade vão ter direito a uma revisão extraordinária, que começará a ser paga esta quinta-feira.
© Reuters
Economia Prestações
Estava prometida desde que o Orçamento do Estado foi apresentado ainda no final do ano passado, mas só a partir de hoje a atualização extraordinária das pensões vai chegar ao bolso dos reformados.
Segundo as contas do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, cerca de dois milhões de pensionistas vai ter direito a uma revisão em alta da reforma, que será feita em todas as prestações abaixo dos 631,98 euros por mês.
A atualização será feita este mês para todos os que têm direito a ela, mas vão dividir-se em duas vagas: já hoje, dia 10 de agosto, cerca de 70% dos beneficiados vão receber o aumento juntamente com a restante pensão paga por transferência bancária; os restantes 30%, que recebem a pensão por vale postal ou que são subscritores da Caixa Geral de Aposentações, verão a reforma aumentar apenas no dia 18 de agosto.
O aumento será também diferente dependendo da sua situação. Se teve direito a aumento da pensão entre 2011 e 2015, receberá mais seis euros por mês a partir deste mês; se não teve direito a aumento entre 2011 e 2015, a atualização será de 10 euros por mês.
Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta atualização extraordinária pretende "compensar a perda de poder de compra causada pela suspensão do regime de atualização das pensões do regime geral da Segurança Social e do regime da Caixa Geral de Aposentações no período entre 2011 e 2015, bem como aumentar o rendimento dos pensionistas com pensões mais baixas".
Esta atualização abrange os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de Caixa Geral de Aposentações.
"A expectativa que temos é que a despesa anual deste aumento extraordinário, incluindo o regime geral da Segurança Social, as pensões não contributivas e a Caixa Geral de Aposentações [CGA] será de 194 milhões de euros. O valor para 2017 é de 83 milhões de euros e vai atingir um número de pensionistas que ultrapassa um milhão e 900 mil pensionistas", anunciou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, no final da reunião do Governo em que foi aprovado o diploma.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com