Dona do Daily Mirror compra Daily Express
A editora do tablóide britânico Daily Mirror anunciou hoje a compra de vários títulos, incluindo o concorrente Daily Express por 143 milhões de euros, num movimento de consolidação de um setor em crise, noticia a AFP.
© Reuters
Economia Aquisição
Os dois jornais, os mais vendidos após a Segunda Guerra Mundial, têm vindo a registar um declínio na circulação, com redução de vendas, além da quebra de receitas publicitárias.
Em dezembro passado, o Daily Mirror registou uma circulação diária de 580.000 exemplares, menos 18,84% que um ano antes, enquanto o Daily Express teve uma quebra de 6,82% para 364.000.
O diretor-geral da dona do Daily Mirror, a Trinity Mirror, explicou à BBC que esta compra iria permitir aos dois jornais criarem escala, mas garantiu que cada um deles irá manter a própria identidade (Daily Mirror é alinhado à esquerda, enquanto o Daily Express é de direita).
Além do espectro político, os dois jornais têm uma visão totalmente oposta sobre a União Europeia: o Daily Express é firmemente 'pró-Brexit', ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia, enquanto o Mirror defendeu o voto para manutenção do país, no referendo de 23 de junho de 2016.
A compra inclui ainda outros títulos do grupo Northern & Shell, como o Sunday Express, Daily Star e Daily Star Sunday, assim como três revistas - OK!, New! e Star.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com