Preços da energia atualizam a 1 de outubro. Eis o que pode esperar
No mercado regulado valor do gás vai agravar 6,9%. No mercado livre também vai encarecer.
© iStock
Economia Gás
O preço do gás vai sofrer alterações amanhã, terça-feira, 1 de outubro, dia em que se inicia o novo 'ano do gás'.
Este ano, como revelou a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos à agência Lusa, os preços do gás natural no mercado regulado vão agravar-se em 6,9%, a partir de 1 de outubro e até 30 de setembro de 2025, o que representa cerca de 88 cêntimos nas faturas de um casal sem filhos e 1,68 num casal com dois filhos.
No mercado livre, algumas das ofertas também deverão encarecer, como é o caso da Goldenergy e da Endesa, mas os valores ainda não foram divulgados.
Os clientes da Galp também vão ver as suas faturas da eletricidade a subirem, com aumentos na ordem dos 9%. À Lusa a petrolífera justificou a subida com o "aumento do custo de aquisição de energia nos mercados".
Para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kilovoltamperes (kVa), pode estar em causa uma subida média de 2,6 euros na fatura mensal da eletricidade.
Já para um casal sem filhos no primeiro escalão de consumo de gás natural pode representar um aumento médio de 2,3 euros, sendo que a estes valores acrescem o IVA e outras taxas.
Segundo o Eco, os restantes distribuidores de energia já garantiram que vão manter os preços da eletricidade.
Leia Também: Preço da eletricidade e gás da Galp vai subir em média 9% e 16%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com