O que deve fazer quando a azia não o deixa dormir em condições
Especialistas têm conselhos simples que pode (e deve) colocar em prática o quanto antes.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Quem sofre de azia regularmente sabe que pode ser um problema muito incómodo e, em alguns casos, afetar o sono. Fazer algumas mudanças nos hábitos pode evitar que isto aconteça e, recentemente, alguns especialistas, citados no Self, ofereceram conselhos. Tome nota!
Cynthia Cohen, uma médica, aconselha que tente parar de comer cerca de três horas antes de ir para a cama. Também recomenda que tenha cuidado com as quantidades e explica que a 'regra' não se aplica a água.
É importante ter cuidado com as horas da última refeição porque "o esvaziamento gástrico demora cerca de quatro horas", ou seja, ao parar de comer mais cedo está a "minimizar a quantidade de conteúdo estomacal que pode causar refluxo".
Por exemplo, Amy Burkhart, outra médica, afirma que "manter um registo alimentar" pode ajudar a "determinar os alimentos que agravam o refluxo" e, assim, sabe o que tem de evitar no futuro.
Para além disto, recomenda que mude de posição na cama porque "as pessoas que se deitam de costas ou de barriga para baixo têm maior probabilidade de sofrer de refluxo durante a noite", explica. Por isso, Lisa Ganjhu, uma gastroenterologista, incentiva a dormir sobre o seu lado esquerdo.
Leia Também: Três dicas para dormir bem sem tomar medicação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com