Suécia nomeia Maria Malmer Stenergard como nova MNE
A antiga ministra das Migrações sueca vai substituir Tobias Billstrom, que anunciou a sua demissão na semana passada.
© KENZO TRIBOUILLARD/AFP via Getty Images
Mundo Suécia
A Suécia nomeou Maria Malmer Stenergard como ministra dos Negócios Estrangeiros, na sequência da demissão de Tobias Billstrom, na semana passada, segundo o jornal Politico.
Até à data, Stenergard, que é membro do Partido Conservador do primeiro-ministro Ulf Kristensson, ocupava o cargo de ministra das Migrações sueca.
Além da nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Kristensson anunciou também que Jessica Rosencrantz foi nomeada a nova ministra da União Europeia da Suécia, substituindo Jessika Roswall, que foi nomeada a próxima comissária europeia do país.
Na semana passada, Tobias Billstrom, anunciou que iria deixar o cargo de ministro de Negócios Estrangeiro. Numa declaração nas redes sociais, o responsável revelou que iria "abandonar completamente a política", deixando, assim, também o seu lugar no parlamento sueco.
"Foi com um misto de tristeza e orgulho que informei hoje o primeiro-ministro de que deixarei o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros na abertura do Parlamento, na terça-feira", começou por referir na rede social X.
"Pela minha parte, vou abandonar completamente a política. Isto significa que deixo também o meu lugar no parlamento. O que vou fazer a seguir ainda está em aberto. Mas tenho apenas 50 anos e espero poder dar o meu contributo e trabalhar arduamente noutros contextos em que o meu empenhamento se revele adequado", acrescentou.
Det är med en blandning av vemod och stolthet som jag idag har meddelat statsministern att jag i samband med riksdagens öppnande på tisdag lämnar posten som utrikesminister.
— Tobias Billström (@TobiasBillstrom) September 4, 2024
Det har inte varit ett enkelt beslut men något som jag har tänkt på och processat under en tid. Jag har…
Tobias Billstrom assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia em outubro de 2022, substituindo Ulf Kristersson, que foi eleito primeiro-ministro.
Leia Também: Suécia anuncia 400 milhões de euros de ajuda militar a Kyiv
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com