Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Sistema elétrico cubano aumenta capacidade após apagão total

Depois de um apagão total na sexta-feira, o Governo cubano assegurou hoje que nas próximas horas vai aumentar a capacidade de produção de energia, com a entrada em funcionamento de várias fábricas termoelétricas.

Sistema elétrico cubano aumenta capacidade após apagão total
Notícias ao Minuto

23:56 - 21/10/24 por Lusa

Mundo Cuba

O responsável pela eletricidade no Ministério de Energia e Minas, Lázaro Guerra, disse no noticiário da televisão estatal que o objetivo é melhorar o fornecimento de eletricidade ao longo do dia, expandindo as áreas com eletricidade e aumentando a capacidade de geração.

 

Guerra não forneceu números específicos sobre cobertura, níveis de geração ou clientes que voltarão a receber eletricidade.

Entre as centrais que vão começar a fornecer energia está a central de Antonio Guiteras, em Matanzas (oeste), uma das maiores do país, embora de forma limitada.

Uma falha nesta infraestrutura foi o que provocou o apagão total na sexta-feira.

Guerra garantiu que "o fornecimento foi consolidado" na parte ocidental do país, que inclui Havana, onde vivem 2,5 milhões dos 10 milhões de habitantes da ilha.

Segundo dados da empresa estatal Unión Eléctrica, cerca de dois em cada três habitantes da capital recuperaram o fornecimento de eletricidade.

O ministro da Energia e Minas, Vicente de la O Levy, disse em conferência de imprensa no domingo que a situação era "muito tensa", mas que esperava que entre segunda e terça-feira a ligação elétrica fosse restabelecida em todo o país.

A rede encontra-se num estado muito precário devido à escassez de combustível, resultado da falta de divisas para o importar, e às frequentes avarias nas obsoletas centrais termoeléctricas, em funcionamento há quatro décadas e em subinvestimento crónico.

Os apagões são frequentes desde há anos, mas a situação agravou-se nas últimas semanas, durante as quais se registaram dias em que metade do país ficou simultaneamente sem eletricidade.

Os frequentes apagões estão a prejudicar a economia cubana, que registou uma contração de 1,9% em 2023, e a alimentar o descontentamento social numa sociedade afetada por uma crise económica que se agravou nos últimos anos.

Leia Também: Entre apagão e tempestade, Cuba continua às escuras. Eis as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório