Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Parlamento analisa projeto de lei que proíbe atuação da UNRWA em Israel

O parlamento israelita debate hoje, antes da votação final, um projeto de lei que visa proibir as atividades da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) em Israel.

Parlamento analisa projeto de lei que proíbe atuação da UNRWA em Israel
Notícias ao Minuto

19:07 - 28/10/24 por Lusa

Mundo Israel

Israel tem sido muito crítico em relação à agência da ONU e as suas relações têm-se vindo deteriorar desde o início da guerra em Gaza entre Israel e o Hamas, a 07 de outubro de 2023, com o Governo israelita a acusar alguns funcionários da UNRWA de terem estado envolvidos no ataque do movimento islamita palestiniano no sul de Israel.

 

No dia 10 de outubro, o Conselho de Segurança da ONU, incluindo os Estados Unidos, advertiu Israel contra a aprovação de uma lei que proibiria a UNRWA, um dia após o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ter emitido uma advertência semelhante.

O projeto de lei, aprovado em primeira leitura em julho, visa proibir "as atividades da UNRWA em território israelita", incluindo Jerusalém Oriental, o setor da Cidade Santa ocupado e anexado por Israel desde 1967.

O deputado Yuli Edelstein apresentou hoje o documento, afirmando que existe "uma ligação profunda entre a organização terrorista [Hamas] e a UNRWA, e Israel não pode aceitar isso".

Leia Também: Trabalhadores humanitários denunciam violação das leis da guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório